segunda-feira, 23 de agosto de 2010

República Populista ( 1945 - 1964 )



Introdução

O populismo foi um fenômeno tipicamente latino-americano que surgiu após a Segunda Guerra Mundial. Seus principais representantes foram Getúlio Vargas no Brasil e Juan Domingo Perón, na Argentina. Os políticos populistas eram, geralmente, líderes carismáticos que tentavam passar ao povo uma imagem popular oferecendo algumas conquistas sociais. O melhor exemplo disso, ainda é Getúlio Vargas co sua legislação trabalhista. Entretanto, mais do que o benefício do povo, as realizações sociais desses políticos visavam aumentar a sua popularidade junto as camadas populares.

Eurico Gaspar Dutra ( 1946 - 1951 )





O governo Dutra correspondeu à redemocratização do país. Após tomar posse foi instalada uma Assembléia Nacional Constituinte com o objetivo de elaborar uma nova Constituição.

Esta foi promulgada ( votada ) em 1946, devolvendo aos estados a autonomia que lhes havia sido tomada pelo autoritarismo do Estado Novo ( faça um estudo mais profundo sobre o Estado Novo em História do Brasil em nosso site ).

O presidente passou a ter um mandato de cinco anos, voltando o cargo de vice-presidente.

Dutra foi o primeiro presidente a realizar um planejamento global de seu governo, traçando as metas prioritárias que deveria atingir. Foi criado o Plano SALTE ( Saúde, Alimentação, Transporte e Energia ) que, aliás, fracassou, em razão das dificuldades econômicas encontradas pelo governo.

Das metas previstas, apenas o transporte e a energia tiveram algum desenvolvimento. Foi construída a Via Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo e explorando o potencial energético da Cachoeira de Paulo Afonso.

Com o fim da guerra, haviam surgido duas potências que passaram a disputar a hegemonia mundial: os Estados Unidos e a União Soviética. Tendo iniciado a Guerra Fria entre elas, o Brasil foi obrigado a optar em qual lado iria se alinhar.

Tendo decidido ficar ao lado dos americanos, o país cortou relações diplomáticas com a União Soviética. Como consequência, o PCB foi extinto e todos os parlamentares comunistas eleitos, tiveram seus mandatos cassados.

Terminada a guerra, o Brasil possuía no exterior um crédito da ordem de 700 milhões de dólares, referenteàs exportações efetuadas durante a guerra. Durante o governo Dutra o país gastou o crédito com importações de supérfluos como geladeiras, automóveis de luxo, matéria plástica, nylon, latas de conserva e aparelhos de Tv, sendo que na época, não havia ainda no país, emissoras de TV.

Fiel à sua linha consevadora, Dutra fechou oa Cassinos e proibiu o jogo.

A 3 de outubro foram realizadas eleições presidenciais e Getúlio Vargas ( PTB - PSD ) foi eleito presidente, conseguindo cerca de 48,7% dos votos.

Segunda presidência de Vargas ( 31/01/51 a 24/08/54 )

Desde o início de seu governo, Getúlio não conseguiu o apoio de todas as classes sociais. Para muitos, ainda era o ditador do Estado Novo ( faça um estudo mais profundo sobre o Estado Novo em História do Brasil em nosso site ). Ciente disso, procurou apagar a imagem do governante autoritário e substituí-la pela de presidente democrático.

Pretendendo implantar uma plolítica nacionalista, sofreu forte oposição por parte de vários segmentos civis e militares, como também, dos Estados Unidos. Para os americanos, não interessava essa política nacionalista pois, além de Vargas pregar o monopólio estatal na exploração de petróleo, criticava as remessas de lucros que as empresas estrangeiras enviavam aos seus países de origem.

Utilizando o lema " O petróleo é nosso ", Getúlio realizou uma intensa campanha nacionalista e conseguiu se sair vitorioso. Em 1953, foi criada a Petrobrás, e talvez sua maior obra, onde foi nacionalizada a exploração do petróleo. Poucos depois, criou a Eletrobrás , nacionalizando a exploração da energia elétrica.

A principal ala oposicionista era liderada por Carlos Lacerda, jornalista carioca, diretor do jornal " Tribuna da Imprensa " e porta voz da UDN.

No dia 5 de agosto de 1954 aconteceu o " crime da rua Toneleros ", ou seja, um atentado a Carlos Lacerda, tendo morrido o major que o acompanhava, Rubens Vaz. Após as invetigações, chegou-se à conclusão que o responsável fora Gregório Fortunato, guarda pessoal de Getúlio Vargas. Vários oficiais da Aeronáutica romperam com o presidente. O vice-presidente, João Café Filho, aconselhou Getúlio a renunciar.

Dia 23 de agosto, Café Filho rompeu com o presidente e no dia seguinte, pela manhã, Getúlio foi encontrado morto com um tiro no coração.

Brasil após a morte de Vargas

Com a morte de Getúlio, assumiu o vice João Café Filho. Em 1955, aconteceram eleições presidenciais, tendo saído vitorioso um político de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek ( faça um estudo mais profundo sobre sua morte em Atualidades en nosso site ). Após o pleito, correram boatos que as eleições seriam anuladas, poi Juscelino não havia conseguido a maioria absoluta dos votos. Os boatos faziam parte de um plano para impedir a posse de JK.

Café Filho solicitou afastamento, alegando problemas de saúde e a presidência foi ocupada pelo presidente da Câmara, Carlos Luz, um dos golpistas. Este , pressionou a saída do Ministério da Guerra, General Teixeira Lott. Considerado legalista, Lott não iria permitir um golpe de estado.

Fora do ministério, Lott e alguns militares empreenderam um " golpe legalista " colocando milhares de soldados nas ruas do Rio de Janeiro. Carlos Luz fugiu, sendo substituído pelo presidente do Senado Nereu Ramos. Este governou, até a posse de JK.

Juscelino kubitschek ( 1956 - 1961 )


Juscelino havia lançado em sua campanha eleitoral o slogan " Cinquenta anos em cinco " quando prometeu um grande desenvolvimento para o país. Realmente, o Brasil conheceu um período de enorme desenvolvimento mas, ao contrário de Getúlio, Juscelino permitiu e até incentivou a entrada de capital estrangeiro no país.Seu plano de governo estava contido no Plano de Metas.

Na indústria e transporte as metas foram superadas. Juscelino implantou no país uma indústria automobilística, através da instalação de várias fábricas de automóveis. No setor industrial foram também instaladas várias indústrias, mas quanto à energia, saúde e educação, as metas não foram atingidas. No campo da agricultura, praticamente nada fez.

Juscelino foi também responsável pela construção de Brasília. Obra do arquiteto Oscar Niemeyer e do urbanista Lúcio Costa, Brasília foi construída praticamente em quatro anos. A mudança para a nova capital aconteceu no dia 21 de abril de 1960Além das realizações, ao findar o seu governo, Juscelino deixou vários problemas como uma inflação bastante alta, grande dívida externa, inúmeras greves e intensa agitação social.

Jânio Quadros ( 31/01/ a 25/08/1961 )




Jânio foi eleito com a maior votação que um homem público havia tido até então. Extremamente populista, Jânio sabia tirar partido de sua imagem, passando ao eleitorado uma imagem aparentemente simples, com o qual o povo adora se identificar. Tinha como símbolo uma vassoura quando, nos comícios, prometia varrer a corrupção existente nos orgãos públicos. Seu partido político era a UDN.

Sua política interna caracterizou-se por medidas para combater a inflação ( cerca de 25% a 30% anuais ), a enorme dívida externa ( algo em torno de três bilhões e quatrocentos milhões de dólares ), o déficit na balança de pagamentos e uma generalizada crise econômica.

Para tentar conter a crise, Jânio desvalorizou a moeda, congelou os salários, restringiu os créditos e conteve as remessas de lucros que as empresas estrangeiras enviavam ao exterior. Tais medidas concorreram para aumentar o custo de vida e torná-lo impopular.

Na política externa, adotou uma linha independente, aproximando o Brasil do bloco socialista. Foi neste contexto que restabeleceu relações com a União Soviética, não aderiu ao bloqueio de Cuba imposto pelos Estados Unidos, condecorou Ernesto " Che " Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul e enviou o vice-presidente à China Comunista.

Pressionado por inúmeras forças em razão de sua política interna e externa, a 24 de agosto, após quase sete meses de governo Jânio renunciou à presidência da República. O motivo, " ocultas forças terriveis levantam-se contra mim", nunca foi devidamente explicado.

João Goulart ( 07/09/1961 a 31/03/1964 )


 

Com a renúncia de Jânio, o governo foi ocupado interinamente pelo deputado Ranieri Mazzilli, presidente da Câmara dos Deputados, uma vez que Jango( faça um estudo mais profundo sobre sua morte em Atualidades em nosso site ) se encontrava na China Comunista.

Enquanto Jango retornava , o país dividiu-se em dois blocos com opiniões diferentes a respeito de sua posse. Um deles, contra a posse, alegava que ele não poderia assumir por ser comunista e despreparado para governar. Era formado por três militares e Carlos Lacerda.

O outro grupo defendia sua posse. Era formado pelo Congresso Nacional, sindicatos, organizações estudantis, e imprensa falada. Um dos mais ferrenhos defensores era seu cunhado Leonel Brizolla, na época, governador do Rio Grande do Sul.

Para resolver a questão, foi votada uma emenda à Constituição de 1946 e adotado o sistema parlamentarista. Jango assumiria, mas quem governaria seria o primeiro-ministro. O novo sistema foi adotado no dia 2 de setembro de 1961, Jango tomou posse.

Tancredo Neves foi escolhido para ocupar o cargo de primeiro-ministro. Entretanto, em virtude da gravidade da situação que o país passava foi realizado um plebiscito e o parlamentarismo foi derrubado a 6 de janeiro de 1963.

No dia 13 de março de 1964, aconteceu no Rio de Janeiro o Comício da Central, realizado em frente à estação da Estrada de Ferro Central do Brasil. Em discurso para cerca de 200 mil pessoas, Jango assinou decreto criando a reforma agrária. Em razão dos dizeres das faixas e cartazes e do grande número de bandeiras vermelhas, o comício foi considerado de orientação comunista.

A 19 de Março, São Paulo respondeu com a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, uma passeata organizada pelos setores mais conservadores da sociedade. Cerca de 500 mil pessoas percorreram as principais ruas da cidade.

Um golpe militar começou a ser preparado. O General Humberto de Alencar Castelo Branco, chefe do Estado Maior das Forças Armadas, denunciou em circular, infiltração comunista nos quartéis de Brasília. O golpe de estado aconteceu a 31 de março de 1964. Jango foi deposto, tendo assumido o presidente da Câmara, deputado Ranieri Mazzilli. A queda de Jango marcou o fim da República Populista e o início da ditadura militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário